Índios, negros e pobres…

O fim da escravidão no Brasil completa 130 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição – sem nenhuma medida de compensação ou apoio aos ex-escravos.
A decisão veio após mais de três séculos de escravidão, que resultaram em 4,9 milhões de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no caminho.
Mas a abolição no Brasil está longe de ter sido uma benevolência da monarquia. Na verdade, foi resultado de diversos fatores, entre eles, o crescimento do movimento abolicionista na década de 1880, cuja força não podia mais ser contida.
Começa assim a reportagem da BBC Brasil (Muito além da princesa Isabel, 6 brasileiros que lutaram pelo fim da Escravidão no Brasil) escrita por Amanda Rossi e Camila Costa sobre os 130 anos da Abolição, em 2018. Achei importante revisitar esse material por causa da vitória da Mangueira no Carnaval do Rio de Janeiro.
Tanto a matéria quanto o tema da escola de samba tratam dos heróis que trabalharam pelo fim da escravidão no Brasil. Vale a leitura…