Personalismo na mídia é bóia

A semana foi cheia de episódios que deixam bem clara a tradicional forma personalista de nossos políticos agirem. Esse caráter se transfere à maneira pela qual a imprensa tradicional acompanha e cobre a política institucional.

Os exemplos abundam. Na Folha de São Paulo de hoje (23) uma série de três reportagens ilustram esse mecanismo. A maneira mais evidente disso aparecer é o disse me disse.

Em mais um capítulo na escalada de atritos que têm como pano de fundo a articulação pela reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que há uma distorção na fala do presidente Jair Bolsonaro quando ele afirma que o parlamentar está sendo agressivo

“Eu não uso as redes sociais para agredir ninguém, eu uso as redes sociais para dar informação aos meus eleitores, à sociedade brasileira”, disse Maia.

“Você pode pesquisar os meus tuítes, os do presidente e do entorno do presidente, para você ver quem está sendo agredido nas redes sociais. Aí você vai poder chegar à conclusão de que há uma distorção na frase do presidente”, afirmou Maia, sobre a declaração do presidente em viagem ao Chile.

Assim começa a reportagem Em resposta a Bolsonaro, Maia diz que presidente é quem agride nas redes sociais, da repórter Tássia Kastner. A atenção no texto é toda voltada para o que cada um dos políticos diz e menos para as ideias que conduzem a reforma da Previdência, cuja disputa é o pano de fundo de toda a confusão e desentendimento que se viu entre Rodrigo Maia e representantes do governo Bolsonaro.

A sequência de vinculadas também nos ajuda a compreender algumas das características dessa forma de fazer jornalismo. Na reportagem Bolsonaro diz que atritos existem porque alguns não querem largar a velha política está mais uma vez estampada a personalidade e menos a discussão de ideias – ou uma análise mais substantiva da disputa.

Maia2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s