A questão urbana no Brasil

Boa parte dos problemas e contradições da sociabilidade brasileira que temos analisado explodem na cidade.

O economicismo, assim como os efeitos do Neoliberalismo triunfante; muitos dos efeitos do racismo e da intolerância ao “diferente”; os processos de exclusão social e também as evidências dos patrimonialismo ganham cores muito fortes nos centros urbanos.

Muitos urbanistas trabalham essas questões relacionadas à vida nas cidades. Uma dessas pessoas é Ermínia Maricato – que esteve na Unicap alguns das atrás quem viu viu quem não viu perdeu.

A urbanista foi uma das organizadoras do Ministério das Cidades e tem uma contribuição muito importante para entender como nossas cidades são planejadas. E em particular para entender como as cidades brasileiras são espelhos de um desenvolvimento desigual.

A leitura recomendada é o texto As ideias fora de lugar e o lugar fora das ideias, que está no livro A cidade do pensamento único.

Como introdução a esse assunto acho que vocês podiam ver o documentário A cidade no Brasil produzido pelo Sesc TV e inspirado no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério. A série explora os aspectos históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país, investiga o surgimento das cidades e discute seu desenvolvimento até os dias atuais.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s