Links úteis

As páginas abaixo servem para complementar os estudos e também podem servir para a elaboração das pautas do projeto multimídia. Sugira outros links.

Instituições governamentais
Infopen

Estudos africanos e da diáspora
Farofa filosófica
Filosofia africana
Bibliopreta

Sites
Geledes
Blogueiras negras
De olho nos ruralistas
Vídeos nas aldeias

Ações sociais
DataLab Maré – laboratório de dados e narrativas na favela da Maré – Rio de Janeiro. A equipe é composta por jovens moradores de territórios populares que produzem novas narrativas por meio de dados. No centro dos projetos desenvolvidos está a questão do imaginário construído sobre a cidade e seus habitantes.
Fogo Cruzado – laboratório de dados sobre violência armada que agrega e disponibiliza dados e informações através de um aplicativo para tecnologia mobile combinado a um banco de dados.

Jornalismos independentes
Outras palavras
A Pública
Agência Lupa
Apartamento 702 – Natal. A cobertura prioritária são temas que envolve cultura, política cultural, eventos e criatividade na cidade.
Gênero e número – Foi criada no Rio de Janeiro, mas cobre o Brasil todo. A partir do segundo ano de existência, vai passar a cobrir América Latina.
Mídia Ninja – A rede Ninja nasce a partir dos coletivos Fora do Eixo, já distribuídos por aproximadamente cem cidades, com atuação especial em territórios do Brasil profundo.
Clichetes – A iniciativa surgiu na cidade de São Paulo (SP) e hoje também conta com colaboradores de Goiânia (GO), Brasília (DF) e Florianópolis (SC).
Mulher no Cinema – O site foi criado em São Paulo (SP) e a cobertura se estende tanto ao cinema nacional quanto internacional.
Na Cuia – Belém do Pará. A área de cobertura atualmente concentra-se apenas na cidade de Belém, mas o objetivo é expandi-la para o estado do Pará inteiro e a Amazônia como um todo.
Papo retoColetivo de mídia independente que visa disputar a narrativa sobre o Complexo do Alemão.
Cogito Coletivo – Tem como objetivo prestar serviços de documentação fotográfica em Umuarama/PR e região.
Revista Capitolina – Revista online independente criada em 2014 para garotas adolescentes que fala de escola, relacionamentos, games, gadgets, moda, culinária, entre outros assuntos.
Portal em pauta – Criado pela jornalista Simone de Moraes, começou em 2009 com o Câmara em Pauta, hoje abriga outros sites (Brasilia e Bahia em Pauta)e tem a colaboração eventual de amigos jornalistas.

CatarinasVeículo de jornalismo especializado em gênero. A linha editorial de Catarinas se encontra entre o jornalismo como um direito e os direitos humanos como uma premissa básica para a produção do jornalismo.
Invasões bárbaras – Projeto que traz músicas de todos os países do mundo, prioritariamente nos idiomas locais. É um radar que capta as músicas que estão fora do radar comercial das rádios. O podcast é gravado em parceria com a rádio UFMG Educativa, que também o veicula semanalmente.
Farofafá – Publica reportagens sobre música, cultura e política. Tem entre seus criadores os jornalistas Pedro Alexandre Sanches e Eduardo Nunomura.
Nós, mulheres da periferia – Tem como principal objetivo contribuir para o empoderamento das mulheres da periferia de São Paulo, promovendo espaços de reflexão, debate, informação, troca de conhecimento, experiências e visibilidade sobre seus protagonismos, vivências, histórias e dilemas.

Mobilize Brasil – Primeiro portal brasileiro que reúne e gera conteúdo sobre Mobilidade Urbana Sustentável, fomenta o debate público e dissemina uma cultura cidadã participativa. Defende o transporte público de qualidade; mais estrutura cicloviária; calçadas acessíveis; respeito a pedestres e ciclistas; mobilidade com menor impacto ambiental e social; cidades mais humanas e democráticas; ruas como locais de convivência; integração modal.
JOTA – Rnformação de qualidade para tornar o universo jurídico mais transparente e o ambiente de negócios, mais previsível. Existe desde 2014.
Revista O Grito! – Revista eletrônica com sede no Recife que realiza cobertura jornalística de arte e cultura pop com especial atenção na cena independente. Conta com colaboradores em várias cidades do País e possui ainda um programa de rádio semanal na Universitária FM 99,9 (com transmissão online).

Marco Zero Conteúdo – Coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público. Produzidas e editadas por jornalistas que procuram ver o mundo com um olhar diferenciado, as reportagens podem ser livremente reproduzidas por qualquer veículo sob a licença creative commons.
Farol reportagem – Iniciativa de comunicação em Santa Catarina cujo propósito é orientar leitores e cidadãos que buscam informação bem apurada num mar de notícias irrelevantes.

Mais aqui.