Projetos

2019 – segundo semestre

Stonewallpernambuco – Trabalho que se propõe a discutir o cenário de luta que corpos LGBT travam por reconhecimento, visibilidade, respeito e políticas públicas.

Nosso Cinema – Projeto que pretendeu promover mais informações  e ampliar o conhecimento sobre a realidade política e econômica que circundam o meio artístico cinematográfico do Brasil.

Pátria educadora? – O intuito “Brasil: Pátria Educadora” foi expor as diferenças entre os ensino público e privado do Brasil e rearfirmar a importância do investimento no ensino gratuito oferecido pelo Estado à população.

Tempero da fome – Uma discussão sobre diversos aspectos da sociedade brasileira a partir do entendimento de que comer pode ser um ato político.

Projeto Amodall – Diversos conteúdos que abordam de maneira crítica a indústria da moda, ditadura da magreza, moda compartilhada e identidade

​Futebol sem agenda – Projeto criado com o objetivo de discutir o impacto da falta de organização do calendário do futebol brasileiro nas problemáticas do esporte mais popular do país. De que maneira essa realidade está refletida na desigualdade entre os clubes, nos baixos salários dos atletas e na falta de profissionalização que prejudica quem trabalha nos bastidores para garantir os espetáculos?

Cidade para todes – Um debate sobre o sentido e a necessidade de mobilidade ampla na cidade do Recife.

2019 – primeiro semestre

Em pé de guerra – Projeto sobre diversos aspectos do debate sobre discriminalização das drogas e do racismo.

Sustento em jogo – A luta das mulheres para viverem do esporte.

Na cola do passinho – Projeto que aborda a relação entre o passinho e o racismo estrutural.

Direito pra quem? – Trabalho sobre a ação de Organizações Não-Governamentais na luta por direitos.

Sou favela – Série de repirtagens multimídia sobre o brega-funk, mostrando seu impacto social, político e econômico.

2018 – segundo semestre

Projeto Pedalar – Projeto que trata das políticas de mobilidade e planejamento urbano na cidade do Recife a partir das possibilidades oferecidas pelo modal ciclístico.

A voz das minasProjeto que tem como objetivo trazer visibilidade para a mulher negra e periférica que está inserida no âmbito musical do Rap e na poesia marginal nascida nas comunidades, que a mídia não mostra.

Ele disse – iniciativa que procura investigar e publicizar as expressões de ódio e que ameacem a democracia proferidas por Jair Bolsonaro, candidato do PSL à presidência, ou outros protagonistas do atual momento – incluindo candidatos, simpatizantes e políticos.

2018 – primeiro semestre

Descalçadas – Projeto multimídia sobre as condições das calçadas da Região Metropolitana do Recife. A reportagem procura esclarecer por que os passeios públicos apresentam tantos problemas e quais são as consequências desse contexto.

PresenteMarielle – Uma reportagem multimídia resultado de uma imersão na Ocupação Marielle Franco

Contrastes – Projeto que mostra dois bairros, com quantidade de população semelhante, mas ainda com diversas diferenças, principalmente por serem de classes sociais diferentes. Nosso grupo identificou algumas e separou por tópicos. Dentre eles, educação, saúde, acessibilidade e infraestrutura foram os temas principais estudados.

2017 – segundo semestre

Discutindo o aborto

Os idolatrados – Projeto que discute a política representativa, e alguns líderes mais destacados, pela ótica da idolatria.

Projeto Vacare – Sobre Política urbana e ocupações

Agricultura Animal

Entre pautas – O site conta com matérias em diferentes formatos, que irão ter como tema o Ensino Religioso nas Escolas Públicas do Brasil. Foram realizadas matérias com entrevistas e discussões sobre o tema com alunos, educadores, líderes religiosos, entre outras pessoas de conexão religiosa.

Quadrinhas – Um projeto jornalístico multimídia criado por Camilla Alves e Luana Nova para divulgar e enaltecer os trabalhos das mulheres quadrinistas.

F.C. Gol contra – Idealizado por dois estudantes do 6º período de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. Nele, os autores buscam esclarecer, informar e criticar a má utilização da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e expôr o uso indevido do poder por parte de alguns de seus componentes.

Leoas do Norte – Raio X da atuação das mulheres eleitas para cargos políticos: “Entretanto, o ponto crucial a ser tratado pelas análises é a contradição existente entre conseguir esse espaço e usufruí-lo para um bem maior. Hipocrisia que faz com que as poucas mulheres que ocupam um mínimo espaço político, ainda assim, não representem o interesse do grupo. A verdade é que, com isso, o sistema machista só é reforçado”.

Metrô informal – O aumento considerável de ambulantes informais no metrô, as variedades de produtos comercializados ao mesmo tempo que as altas taxas de desemprego e violência afetam o País. Qual a ligação entre esses temas? O que diz as leis, o governo, o Metrorec os ambulantes e também os usuários do metrô do Recife?