Projetos

2019 – primeiro semestre

Em pé de guerra – Projeto sobre diversos aspectos do debate sobre discriminalização das drogas e do racismo.

Sustento em jogo – A luta das mulheres para viverem do esporte.

Na cola do passinho – Projeto que aborda a relação entre o passinho e o racismo estrutural.

Direito pra quem? – Trabalho sobre a ação de Organizações Não-Governamentais na luta por direitos.

Sou favela – Série de repirtagens multimídia sobre o brega-funk, mostrando seu impacto social, político e econômico.

2018 – segundo semestre

Projeto Pedalar – Projeto que trata das políticas de mobilidade e planejamento urbano na cidade do Recife a partir das possibilidades oferecidas pelo modal ciclístico.

A voz das minasProjeto que tem como objetivo trazer visibilidade para a mulher negra e periférica que está inserida no âmbito musical do Rap e na poesia marginal nascida nas comunidades, que a mídia não mostra.

Ele disse – iniciativa que procura investigar e publicizar as expressões de ódio e que ameacem a democracia proferidas por Jair Bolsonaro, candidato do PSL à presidência, ou outros protagonistas do atual momento – incluindo candidatos, simpatizantes e políticos.

2018 – primeiro semestre

Descalçadas – Projeto multimídia sobre as condições das calçadas da Região Metropolitana do Recife. A reportagem procura esclarecer por que os passeios públicos apresentam tantos problemas e quais são as consequências desse contexto.

PresenteMarielle – Uma reportagem multimídia resultado de uma imersão na Ocupação Marielle Franco

Contrastes – Projeto que mostra dois bairros, com quantidade de população semelhante, mas ainda com diversas diferenças, principalmente por serem de classes sociais diferentes. Nosso grupo identificou algumas e separou por tópicos. Dentre eles, educação, saúde, acessibilidade e infraestrutura foram os temas principais estudados.

2017 – segundo semestre

Discutindo o aborto

Os idolatrados – Projeto que discute a política representativa, e alguns líderes mais destacados, pela ótica da idolatria.

Projeto Vacare – Sobre Política urbana e ocupações

Agricultura Animal

Entre pautas – O site conta com matérias em diferentes formatos, que irão ter como tema o Ensino Religioso nas Escolas Públicas do Brasil. Foram realizadas matérias com entrevistas e discussões sobre o tema com alunos, educadores, líderes religiosos, entre outras pessoas de conexão religiosa.

Quadrinhas – Um projeto jornalístico multimídia criado por Camilla Alves e Luana Nova para divulgar e enaltecer os trabalhos das mulheres quadrinistas.

F.C. Gol contra – Idealizado por dois estudantes do 6º período de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. Nele, os autores buscam esclarecer, informar e criticar a má utilização da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e expôr o uso indevido do poder por parte de alguns de seus componentes.

Leoas do Norte – Raio X da atuação das mulheres eleitas para cargos políticos: “Entretanto, o ponto crucial a ser tratado pelas análises é a contradição existente entre conseguir esse espaço e usufruí-lo para um bem maior. Hipocrisia que faz com que as poucas mulheres que ocupam um mínimo espaço político, ainda assim, não representem o interesse do grupo. A verdade é que, com isso, o sistema machista só é reforçado”.

Metrô informal – O aumento considerável de ambulantes informais no metrô, as variedades de produtos comercializados ao mesmo tempo que as altas taxas de desemprego e violência afetam o País. Qual a ligação entre esses temas? O que diz as leis, o governo, o Metrorec os ambulantes e também os usuários do metrô do Recife?